terça-feira, 18 de março de 2008

Arroz Doce

O Arroz Doce era, apesar da sua simplicidade e singeleza, doce de festa. Era escusado pedir Arroz Doce para um dia vulgar; nada feito! Podia haver um bolo qualquer, um doce de colher mais ou menos elaborado, mas Arroz Doce é que não.
Em compensação, se o dia era especial, então lá estava ele de pleno direito, morno, rescendente a canela e limão, ah! o jantar nunca mais acabava para se chegar ao Arroz Doce!
Quando hoje dou de caras com alguns desgraçados arrozitos deslavados (às vezes feitos com arroz Agulha) e engrossados à pressa com um pacotito de leite creme em pó, receita modernaça que encantou gente apressada, não posso deixar de ter vontade de evocar esses idos em que ninguém se importava por Arroz Doce demorar quase duas horas a fazer.


Ingredientes:

1 Chávena de Arroz Carolino.
3 Chávenas de água.
Leite
Açúcar branco
Casca de Limão
Gemas
Sal
Canela moída

Preparação:

Coza o arroz em água temperada com uma pitada de sal, lume mínimo. Quando a água está quase totalmente absorvida, junte mais 3 chávenas de leite, casca de 1 limão, levante o lume e deixe levantar de novo fervura. Baixe para mínimo e continue a cozer o arroz, agora no leite, com o tacho destapado para não entornar.
Durante esta cozedura, que pode prolongar-se por mais 30-40 minutos, junte o leite que achar necessário. O arroz deve ficar quase desfeito. Não esqueça que assim que adicionar açúcar, não só a cozedura pára como regride um pouco.
Junte então açúcar, deixe voltar a ferver, prove e rectifique o doce se necessário, mexa bem e retire do lume.
Numa tigela, junte um pouco do arroz a três ou quatro gemas, misture e adicione ao resto do arroz, mexendo sempre para não fazer fiapos cozidos.Retire as cascas de limão.
Vaze para uma travessa, deixe amornar primeiro e polvilhe então com abundante canela.

2 comentários:

Marizé disse...

E há lá coisa mais agradável que uma cozinha inundada pelo aroma do arroz doce quentinho?!

Elvira disse...

Só não lhe junto as gemas, pois acho um pouco pesado. De resto, faço exactamente da mesma maneira.