quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Omoleta de Coentros

As omoletas são muitas vezes consideradas, com a maior injustiça, como aquele prato rápido e simples que qualquer um sabe fazer. Acontece aliás o mesmo com a maioria dos pratos à base de ovos; como o ovo é generoso e mesmo todo maltratado, dá sempre qualquer coisa que se deixa comer, perdeu-se a noção que, apenas por serem feitos, com técnica e rigor quase obsessivos, os pratos de ovos podem ser também obras primas que ombreiam com as maiores do universo gourmet.
Em 1994 António Tabucchi escreveu Afirma Pereira, que seria passado ao cinema em 1996. Nesse belíssimo filme, a personagem principal, interpretada por Marcelo Mastroianni, tinha uma obsessão por omoletas de coentros.
Nunca encontrei este prato descrito, mas parti à sua descoberta e o resultado das experiências foi uma omoleta de uma delicadeza espantosa, que não mais se esquece.

Ingredientes:

Por pessoa :

3 Ovos
3 colheres de sopa bem cheias de coentro fresco picado fino.
1 colher de sopa de Água
1 pitada de Flor de Sal
1 pitada de Pimenta Branca moída na altura
1 colher de café de Banha de Porco.

Preparação:

Bata os ovos com a pitada de Flor de Sal, a pimenta e a Água. Junte os Coentros picados, misture e reserve.
Derreta a banha de porco numa frigideira anti-aderente, pesada, untando todo o fundo com a banha derretida. Deite metade dos ovos na frigideira e baixe o lume para médio (se não tem ainda experiência de enrolar omoletas, baixe ainda mais, para ter tempo).
Quando os ovos começarem a estar cozidos nas bordas, com o auxílio de duas espátulas de madeira, puxe a "bolacha" que se formou para si, de modo a que fique levantada junto ao bordo da frigideira. Quando faz esta operação, o ovo que ainda está crú, por cima, escorre para a parte da frigideira que ficou livre, mais afastada de si, e começa a a fritar por sua vez.
Dobre então a parte da omoleta que puxou e ficou levantada, sobre a parte do fundo da frigideira. Puxe de novo, agora a parte dobrada, para o bordo da frigideira, deixe escorrer o ovo ainda crú, dobre, etc.
Quando vir que o ovo já nã escorre quando puxa a omoleta, deite metade do que restou na tigela, de modo a poder continuar a enrolar e, por fim, o resto do ovo. Enrole a omoleta até ao fim, levante o lume ao máximo e dê uma volta à omoleta de modo a ganhar uma cor dourada, rápida. (se ficar muito tempo neste acabamento final, fica demasiado cozida e seca). Sirva logo.

Notas: Não faça omoletas para mais de 2 pessoas (3 ou 6 ovos). Se precisar faça várias omoletas.
Para 6 ovos utilize uma frigideira de 26-28cm, para 3 ovos uma de 17-19cm.
Se não tem prática de enrolar omoletas, é possível que esta fique pronta com 3 ou 4 voltas. Não desanime e, para a próxima vez, baixe mais o lume. A excelência da omoleta aumenta com o numero de voltas que, por sua vez, aumenta a humidade interna e a intensidade do sabor do ovo. A questão é que, quanto maior o número de voltas, mais fina é a camada de ovo cozida e logo, maior o risco de romper quando puxa. Se acontecer, não desanime, deixe fritar o ovo que derramou para trás, enrole de novo e continue. Só a última volta é que condiciona o aspecto da omoleta e essa já é muito fácil. :-)

Esta omoleta pode ser acompanhada por qualquer dos acompanhaamentos tradicionais para ovo frito, batatas fritas, arroz branco, legumes, saladas. Eu nunca consegui descobrir nada que não a desvalorize e ... como-a só!



1 comentário:

Marizé disse...

Vou sem nenhuma margem para duvida, fazer esta omeleta!

Obrigada por partilhar