sexta-feira, 4 de abril de 2008

Esparregados

Quase tudo o que vem do reino vegetal dá para esparregar!
Claro que os tradicionais são os esparregados verdes, mas pode criar variantes incríveis e coloridas, usando (e misturando)abóboras, cenouras, beterraba, etc.
O método aplica-se e adapta-se ao que quiser e representa para para muitos pais um método milagroso para fazer os miúdos comerem verdes (para mim foi) ; o grau de fragmentação do vegetal condiciona a textura final que pode ir do cremoso absoluto do espinafre moído à deliciosa aspereza da rama de nabo migada à faca ou à exuberância da abóbora esmagada a garfo.


Ingredientes:

Vegetais não farináceos
Azeite
Alho
Leite (facultativo)
Pão ralado muito fino
Salsa picada (facultativo)
Vinagre ou Sumo de limão
Sal
Pimenta
Açúcar (facultativo)

Preparação:

Coza os vegetais de forma incompleta. Nas folhas verdes trata-se apenas de escaldá-las com a panela aberta para ficarem bem verdes. Escorra bem, reservando um pouco da água que escorre.
A opção que tomar ao fragmentar o vegetal condiciona decisivamente o resultado final. Pode optar desde moer até puré, o que dará origem a um esparregado totalmente liso e cremoso (espinafre, acelga), passar pelo moínho de carne que é o que origina a textura média mais vulgar para verdes (nabiça, couve, rama de nabo, acelga, catacuzes, etc.),picar com faca afiada sobre a tábua (os mesmos e os espargos bravos) ou esmagar mais ou menos grosseiramente com garfo (cenoura, abóbora ). Reserve.
Frite devagar até alourarem, vários dentes de alho em azeite, retire-os quando louros, e junte um pouco de leite ou caldo de cozer o legume, tempere de sal e pimenta e junte o vegetal fragmentado. Mexa e rectifique temperos. A quantidade de líquido a empregar (leite ou caldo) é a necessária para que a mistura tenha uma consistência mole como iogurte mas não totalmente líquida. Deixe levantar fervura por um minuto e apague logo o lume. Vá juntando pão ralado em pó muito fino e mexa até obter a consistência que deseja para o seu esparregado. Adicione por fim vinagre ou sumo de limão, conforme gostar mais, até conseguir o toque ácido e fresco que um esparregado deve ter.
Nos esparregados claros fica muito bem um salpicado de verde que pode obter com um pouco de salsa picada que adiciona quando da acidificação final.
Um pouco de açúcar, adicionado também no fim, dá um toque engraçado a alguns esparregados mais amargos, como o de rama de nabo.

Nota:

Fritos, grelhados, assados, tudo é bem acompanhado por um esparregado, cozinhado que curiosamente é muitas vezes apreciado por quem detesta verduras.

2 comentários:

Marizé disse...

Gostei das sugestões menos vulgares, como a abóbora ou cenoura.
Este fim de semana espero ter tempo de abrir oficialmente a época dos churrascos, este post acabou de me inspirar em relação aos acompanhamentos.

Bj

risonha disse...

vivendo e aprendendo!!! e pode ter a certeza que aprendo muito nesta sua cozinha...
já fiz esparregado com espinafres, nabiças, acelgas, couve...
mas nunca me tinha passado pela cabeça fazer com cenoura ou abóbora, que são legumes que eu gosto muito.
obrigado pela sugestão magnifica.