segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CUBA LIBRE !

.....No início dos anos 70 foi uma bebida da moda.

Criada no fim do Sec.XIX durante a guerra Hispano-Americana (1895-1898) por um grupo de soldados num bar de Havana, este cocktail havia de se popularizar em todo o mundo, mercê talvez do seu sabor original, mercê provavelmente do seu nome que, após a revolução de Castro, havia de tornar este cocktail numa coisa quase subversiva em muitos lugares do mundo, Portugal inclusive, pois claro.

No início dos anos 70, eu, como a maioria dos estudantes, filhos adolescentes da classe média com uma guerra agendada no horizonte próximo, era um candidato a vanguarda da classe operária que, apesar de não conhecermos muito bem, sabíamos que existia lá para as bandas do Barreiro e, mais que não fosse, lá íamos fazendo a nossa revolução etílica através de umas bebedeiras vanguardistas-proletárias de Cubas Libres!

Pegada às piscinas da Praia das Maçãs, existia e penso que ainda exista uma discoteca-bar, na altura chamava-se “boîte”, de seu nome “Concha”, onde a juventude das noites da costa sintrense ia muitas vezes desaguar até de manhã.
Ali juntava-se gente de muitas origens, desde uns “índios” motoqueiros dos subúrbios lisboetas, a nossa malta que era a gente das praias, Magoito, Azenhas, Maçãs, Praia Grande, Mucifal, Fontanelas e, de vez em quando uma outra tropa mais graúda, gente das touradas e de forcados, uma elite abrutada e confiante na impunidade dos seus desacatos, que não eram poucos.

Naquele tempo a animação era feita ao sabor da noite, que ainda não havia os animadores profissionais de hoje e, naquele dia fez-se a eleição democrática da bebida preferida da Concha. Toda a gente escreveu o seu voto nuns papelitos que o barman arranjou, recolheu-se a votação e coube-me a mim, sei lá porquê, fazer o escrutínio.

Seriam talvez uns 50 ou 60 votos que eu fui contando e as posições cimeiras estiveram renhidas até ao fim, ora vencia o Gin Tónico, ora estava à frente a Cuba Libre. Por fim o Gin ganhou por um ou dois votos mas eu não resisti à ideia de gritar bem alto um subversivo “Viva Cuba Libre” e, com a legitimidade revolucionária e superioridade moral que a minha militância vanguardista me conferia, decidi torcer a votação e proclamei bem alto a vitória do cocktail cubano.

Aquilo deu origem a grande festa e a uma rodada de Cubas Libres por conta da casa e eu lá fiquei com o meu segredo bem guardado, nunca mais vi os papelinhos dos votos, até que, à saída, quando me encaminhava para a minha motoreta em que ia regressar a Magoito, lá estavam à minha espera três dos tais dos touros, chamavam-lhes os Zoios, nunca soube se eram mesmo da família do toureiro da Praia das Maçãs ou era alcunha, mas o certo é que tinham os meus “votos” nas mãos, parece que os tinham conferido e eu só saí dali depois de uns valentes sopapos, enfim, foram mais na alma que na carne, umas nódoas negras e um olho de goraz que tive de explicar depois, lá em casa, com uma mentira qualquer em que os meus pais fingiram mais uma vez acreditar.

Dois ou três anos depois, quando por cá já se podia gritar Viva Cuba Libre à vontade, eu já sabia que Cuba, afinal, não era assim tão livre como eu julgava, lá na Ilha até tratavam o cocktail, entre eles e em voz baixa, por la mentirita e, de qualquer maneira, eu nunca gostei realmente de bebidas que levassem Cola.

Ingredientes:

6 cl de Rum cubano
4 cl de sumo de Limão verde ou lima
15 cl de Coca-Cola
Gelo

5 comentários:

Maria Lúcia disse...

Oi
Luís você me fez lembrar da
nossa juventude .
Que fazia bobagem sem maldade,
o que uma mentirinha, que deixou
um garoto com olho roxo na época,
não foi divertido.
Quando o tempo passa achamos muita
graça.
Mais mudando de assunto sou sua
nova fã
Gosto ler o que escreve tão bem
Beijos...
Lúcia

Carla disse...

Tenho seguido os seus blogues com interesse. Sou ainda uma "criança" nestas coias, mas decidi partilhar um bocadinho do que faço e do que colho por essas cozinhas. Não deixe de espreitar e comentar se assim o entender: http://decozinhaemcozinha.blogspot.com/

anna disse...

Luís. adoro a tua forma de escrever (já te devo ter dito algumas 57 vezes)...
Claro que eu nunca vivi essas aventuras, era uma menina na altura, e o meu pai não era dessas brincadeiras, as minha férias em Fontanelas eram sempre muito pacatas, entre as Azenhas, a Praia da Aguda e a das Maçãs, apanhando mexilhões e polvos...
Beijinhos e continua a partilhar connosco essas memórias deliciosas!

Lder Branco disse...

Hasta siempre...comandante!

Caro Luis, é com muito prazer que reparo que não sendo gastronomo de profissão, goste tanto de gastronomia.
Tomei a liberdade de adicionar o seu blog á pagina principal do meu!

Abraços
Lder Branco

Eduardo Luz disse...

Luís, também não sou fã inconteste da cuba libre, mas quase todo mundo tem auma história boa sobre/com ela.
Boa a sua história.
Abs e saudades do Y.