quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Arroz de Grêlos (de nabo)

O Arroz de Grêlos, feito com os amargos e floridos Grêlos de Nabo, são um acompanhamento "adulto", (raras são as crianças que o suportam), excelente e requintado com qualquer peixe frito ou carne assada que não tenha tomate no molho.
Este arroz, ao contrário do que se vai encontrando cada vez mais por aí, deve ser apenas semi-malandro, isto é, húmido mas nada de exageros nem escorrências pelo prato.

Ingredientes:

1 molho de Grêlos de Nabo com bastante flor.
1 chávena grande de Arroz Carolino
2 chávenas de água
4-5 dentes de alho
1 folha de louro
3-4 colheres de sopa de Azeite Virgem
Flor de Sal e Pimenta q.b.

Preparação:

Arranje os grêlos aproveitando a parte das flores e as folhas, rejeitando as partes mais duras do talo. Lave, escorra bem, pese e reserve.
Aqueça o azete num tacho e frite ao de leve a folha de louro e os dentes de alho. Assim que os alhos começarem a ganhar uma ligeira cor amarelada, retire-os e reserve-os.
Introduza os grêlos, tempere com a Flor de Sal e a pimenta e passe-os durante pouco tempo em lume forte, mexendo sempre até os grêlos ficarem moles. Adicione a água, à qual deve antes retirar uma quantidade equilvalente a metade do peso dos grêlos e reintroduza os alhos. Ponha o arroz, mexa, deixe levantar fervura, tape e reduza o lume ao mínimo.
Ao fim de 10 minutos, apague o lume, deixe tapado e espere mais 5 minutos. Adicione então a água fria correspondente a metade do peso dos grêlos que tinha retirado ao princípio. Mexa bem e sirva sem grande demora.

Notas:

1 - O Arroz Agulha e qualquer arroz sem goma, são totalmente inadequados para este prato. Deve utilizar-se o Carolino ou um arroz de bago curto e gomoso como o arroz italiano para risotto ou arroz para sushi, sem lavar.
2 - Na cozedura de um arroz com legumes, estes devem ser pesados em crú e metade do seu peso descontado na quantidade de água. Sem este cuidado, a água que os legumes libertam durante a cozedura torna-se demais e o arroz fica espapaçado.

5 comentários:

Leila disse...

ola, td bem?
vim aqui agradecer pela visita e pela receita do bolo de arroz que eu sou apaixonada. Agora só preciso comprar as forminhas altas.
obrigado mais uma vez e aparece sempre que puder.

TV disse...

Realmente, LPontes, aquela dieta do (asno) engenheiro é mais furada que peneira velha! Me impressionou nenhum leitor ter ressaltado a incoerência até então. Obrigado pelo seu comentário e, sempre que puder, visite o nosso blog!

[]'s

O Mago Branco

Eduardo Luz disse...

LPontes, também gostei muito da tua visita e da pequena polêmica ( a da sopa de coentros). Já respondi mas gostaria que você me enviasse a tua receita pra que eu possa fazê-la e assim, comparar as duas ! Abs

Cristina disse...

Olá Lpontes

Vim retribuir a sua visita ao meu blog e em boa hora o fiz, tem aqui um belo guia para mais e melhores "aventuras culinárias", e com sabor a tradicional, o que me encanta muito! Boa sorte!

Cristina disse...

Olá Lpontes

Vim retribuir a sua visita ao meu blog e em boa hora o fiz, tem aqui um belo guia para mais e melhores "aventuras culinárias", e com sabor a tradicional, o que me encanta muito! Boa sorte!