Estes "filetes", feitos de peixe pequeno, são na realidade peixes inteiros abertos, sem a espinha, que com a sua forma de pequenos bacalhaus, acabadinhos de fritar e acompanhados por um arroz de grêlos ou uma açorda fumegante, fazem uma refeição inesquecível.
Ingredientes:
Sardinhas ou Carapaus pequenos (+ ou - 10/12cm, maior que petinga ou joaquinzinhos)
Alho em pó
Sal e pimenta
Sumo de Limão
Farinha
Ovo
Óleo
Preparação:
Retire a cabeça e as vísceras aos peixes. Ponha um peixe sobre a tábua, agarre o côto de espinha que aparece no sítio onde estava a cabeça, com o indicador e polegar da mão esquerda, coloque a unha do indicador direito, a 45º sobre o início da espinha e faça deslizar em direcção à cauda, sempre encostada à espinha, fazendo soltar a carne que vai abrindo pelo lado da barriga e ficando presa pelo fio do lombo. O resultado é um peixe aberto, como um minúsculo bacalhau, ainda com a espinha no lado que fica à sua esquerda.
Passe a segurar a espinha com o polegar e indicador direitos e insira a unha do incador esquerdo sob a espinha e empurre de novo em direcção à cauda, ao mesmo tempo que puxa a espinha para cima. Ficará com o "filete" limpo e a espinha na sua mão direita.
Disponha com a pele para baixo e tempere com os tempêros indicados. Salpique com sumo de Limão mas não exagere, para que este não coza o peixe. Aguarde 1 hora.
Antes de fritar, opte por uma de 3 possibilidades: Panados (farinha, ovo, pão ralado), albardados (farinha e ovo) ou tempura (polme espesso).
Assim que chegam ao papel absorvente, são de novo salpicados, ainda muito quentes, com sumo de Limão.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Hum... fiquei aqui a imaginar essas maravilhas no prato já sem a espinha e com um arroz de grelos.
A minha mãe tb costuma fazer e eu adoro...
beijinhos
Refeição leve e saborosa. Uma delícia.
Estou pescando receitas de sardinhas e decidi experimentar começar a fazer a sua. Com esquadro para os 45 graus. Caseira deve ser mesmo das melhores. Obrigada pela dica.
Enviar um comentário