sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Sopa de Peixe com Massa (refeição)

Há muitos anos, fui almoçar a uma taberna (à séria) no Monte do Trigo. Só havia bife e sopa de peixe e, perante tal cardápio, mandei vir as duas coisas. Ainda lembro a expressão atónita do taberneiro, mas, na altura, não liguei.
Minutos depois percebi: a Sopa de Peixe também era, por si só, uma refeição completa , e que refeição. Só um verdadeiro alarve conseguiria comer um bife depois de tal "sopa". Lá consegui parar o bife a tempo.


Ingredientes:

2 ou 3 cabeças de Peixe Espada
2 Carapaus grandes ou outro peixe de carne mole.
600g de Corvina, Perca do Nilo ou outro peixe de carne firme.
1 Pimento Verde pequeno (opcional)
1 Tomate maduro
2,5 dl de Polpa de Tomate
3-4 dentes de Alho
1 folha de Louro
2-3 bagas inteiras de Piri-piri (opcional)
250g de massa Cotovelinhos
Azeite Virgem, Sal, Pimenta, Poejo fresco ou, na falta, Hortelã.


Preparação:

Quando comprar peixe-espada, branco ou preto, peça a cabeça, à qual se devem retirar as guelras. Se perguntar se lhe arranjam mais uma ou duas, das que os outros clientes não quiseram levar, obtem facilmente, e grátis, esse ingrediente essencial.

Coza durante 30m, em lume brando e água abundante, as cabeças de Peixe-espada e o peixe mole. Ao fim dos 30m, introduza o peixe de carne firme, tape e apague de imediato o lume.

Refogue em azeite, muito ao de leve, os dentes de alho esmagados com a casca e o tomate cortado em pedaços grosseiros. (este tomate serve para dar uma aparência mais genuína à sopa, embora a sua espessura e aveludado sejam obtidos com o tomate em calda).
Junte então a calda de tomate, o pimento cortado em tiras finas (opcional), a folha de louro, a pimenta e as bagas de piri-piri (opcional). Não deixe refogar estes ingredientes; apague o lume.

Vá de novo até à panela onde estão os peixes, retire-os com uma escumadeira e separe cuidadosamente a carne das espinhas e peles. A carne dos peixes moles e das cabeças deve estar meia desfeita pela cozedura, é normal e desejável, e a dos peixes duros deve estar bem firme, por nunca ter levado fervura. Deixe o peixe firme em bocadinhos agradáveis e que caibam bem na colher, mas não corte com faca, desfie sempre com os dedos. Reserve.

Côe por um passador de rede a água da cozedura, que deve ter um aspecto meio leitoso, para a panela dos vegetais, mexa, tempere de sal e ponha de novo ao lume. Quando levantar fervura adicione a massa e deixe cozer por 8-10m. Quando a massa estiver a seu gosto, apague o lume, junte o poejo ou hortelâ e, de seguida, o peixe desfiado. Mexa, tape, espere 5 minutos e sirva de imediato.

Notas: O tempêro de excelência para esta sopa é a Hortelã da Ribeira, uma variedade de menta que só conheço no Alentejo e, mesmo assim, não à venda. Por isso não a indiquei na receita.
Apesar de eu achar que a massa é um "must" para a sopa de peixe, pode também comê-la ao modo Alentejano, isto é, em vez de massa, faz um "ensopado", sobre fatias de pão duro e firme. Se optar pela variedade com o pão, deixe ferver o caldo como se estivessem lá as massas, para cozer o pimento e os outros tempêros.
Não me esqueci da cebola; as sopas de peixe com cebola ficam sempre com um sabor aparentado com molho de caldeirada, que não é o que se pretende.
Faça bastante sopa; pode ter a certeza que nunca sobra!

3 comentários:

Marizé disse...

Tenho a sorte de ter no meu jardim de ervas aromáticas, um pé de hortelã da ribeira que veio do baixo alentejo, é sem duvida um aroma inconfundivel.

Esta sopa de peixe é diferente das que conheço mas muito interessante, também prefiro a versão com massa.

cupido disse...

É curioso ter referido "sopa de peixe com massa". É parecida com o que em Lisboa se chama massada, tirando o facto (e que não se pode menorizar) de ser feita apenas com um peixe (normalmente Cherne, que consegue ser mais caro que a gasolina; pessoalmente, adoro a versão feita com cabeça de tamboril...)

Lu disse...

Acabei de fazer a receita. Adorei! obrigada.