terça-feira, 15 de abril de 2008

Bolas de Berlim

Os miúdos apareciam logo de manhã, das bandas de Vila Real de Santo António, alguns com duas canastras, os mais pequenos com uma, uns ficavam logo ali em Monte Gordo outros seguiam para as praias mais adiante.
Bem antes da hora da enchente balnear, já se podia ouvir o pregão "Boli berli, quim quer boli?". As canastras estavam vazias não tardava mas, felizmente, chegavam ao longo da manhã mais fornadas dessas quentes e deliciosas Bolas de Berlim, hoje reprimidas mas que fizeram a delícia das manhãs de Verão do Sotavento algarvio.


Ingredientes:

500g de Farinha de trigo 550
25g de Fermento de padeiro fresco
1,5 dl de leite morno (aprox.)
80g de Açúcar
125g de Manteiga ou Margarina
3 ovos
Raspa de 1 Limão (facultativo)

Creme Pasteleiro (facultativo):

2,5 dl de água
2,5 dl de leite
150 grs de açúcar
75 grs de farinha sem fermento
2 gemas + 2 ovos
Limão ou baunilha q.b.
1 colher de sopa de manteiga


Preparação:

Amasse 100g da farinha com o fermento e um pouco de leite e deixe a levedar abrigado de frio.
Peneire os restantes 400g de farinha para a pedra, junte todos os outros ingredientes e a massa já levedada (i.e. que duplicou o volume inicial)e amasse tudo muito bem, à mão ou à máquina, até que a massa faça bolhas e despegue perfeitamente da pedra ou da parede da tijela. A consistência deve ser a de massa de pão, um nadinha mais mole mas que se deixe moldar.
Polvilhe uma tijela com farinha, ponha lá a massa e deixe levedar até duplicar o volume. Com os dedos enfarinhados, retire pedaços com o volume aproximado de uma bola de ping-pong, molde em bola e coloque-os num tabuleiro forrado com um pano enfarinhado, onde devem voltar a duplicar o seu volume.
A fritura faz-se em óleo quente abundante mas lume brando (160ºC). Quando estão louras, escorrem-se rapidamente e envolvem-se logo em açúcar. Se esperar muito o açúcar não agarra. As quantidades indicadas fazem cerca de 18-20 bolos.

Se quiser rechear as bolas deve esperar que arrefeçam, golpeá-las de lado com uma tesoura e rechear, com ajuda de saco, com Creme Pasteleiro.

Este creme prepara-se juntando e misturando muito bem ,a seco, açúcar e farinha, junte depois os ovos e as gemas e mexa bem.
Leve o leite e água ao lume com a manteiga e baunilha ou limão e deixe ferver, junte a mistura mexendo sempre, leve ao lume mexendo sempre com umas varinhas para não queimar no fundo.
Quando levantar fervura retire do lume e coloque num recipiente para arrefecer.

Notas:

As Bolas de Berlim, outrora omnipresentes em qualquer pastelaria, café ou padaria, têm sofrido um ataque impiedoso de uma espécie de "donuts sem buraco" industriais que lhe usurpam o nome mas que, naturalmente, são donuts e nada mais.
A consistência final da Bola depende essencialmente da temperatura a que decorre a fritura. Se a temperatura for baixa a Bola demora mais tempo a alourar e fica uniformemente cozida e fôfa; é a Bola tipo pastelaria. Se for frita com a temperatura mais alta, aloura mais depressa e tende a ficar com a massa mais húmida e elástica; é a Bola tipo padaria. Pessoalmente gosto (ainda) mais destas últimas, parecidas com as tais do Algarve ou as da Natário, em Viana do Castelo.

1 comentário:

disse...

Adoro bolas de berlim! Mas adoro aquelas que tem montes de recheio amarelo!
Este creme que aqui colocou é desse creme amarelo?
Obrigada