quinta-feira, 10 de abril de 2008

Caril de Atum com Côco

Fosse por mérito dos cozinheiros familiares, fosse pelo seu intrínseco bom carácter, o certo é que não tive problemas com comida, na infância das minhas filhas. Pequenas nódoas em relação a fígado, favas e pouco mais, que não ensombram o facto de que sempre foram "boa boca"! Mas havia, é claro, alguns pratos especiais, aqueles que estão sempre prontos para serem pedidos, e este caril foi um deles.
Introduzido no cardápio familiar pela Cristina Catalão, duma versatilidade espantosa e facilidade de execução, era até feito pelas próprias crianças que, rapidamente anexaram este sabor exótico ao seu pequeno universo culinário.


Ingredientes:

250 ml de Leite de Côco grosso ou 2,5dl de leite e 1 chávena de côco ralado.
250g de Atum em conserva escorrido( +/- 3 latas)
3 colheres de sopa de óleo que escorreu do atum
1 cebola média picada muito fina
Caril pouco ou nada picante, a gosto (+/- 3 colheres de sopa)
3 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 cravinhos
2 "estrelas" de Anis Estrelado
1 colher de chá de Maizena
1 colher de chá de açucar ou de mel
Sal
1 pitada de cominhos, sementes de funcho ou Kummel,(facultativo)
Piri-piri (versão para adultos)
2 chávenas de arroz

Preparação:

Tem 3 opcções em relação ao leite e ao côco: Pode comprar um leite de côco grosso que já vem com muita polpa, pode usar leite de côco líquido e juntar-lhe o côco seco ralado ou pode ainda usar leite de vaca vulgar e o côco ralado. Na primeira hipótese o trabalho já está feito, nas outras, ponha o côco de molho no leite quente durante 30 minutos, para embeber bem.
Refogue no óleo de atum a cebola, alhos, louro e cravinhos, até a cebola alourar. Retire o louro e os cravinhos, junte a Maizena e o caril, mexa bem para dissolver qualquer grumo e adicione o leite de côco ou leite com o côco. Mexa bem, deixe ferver por 1 minuto, adicione o açúcar, o sal e a pitada de cominhos, funcho ou Kummel, a seu gosto, se quiser. Junte por fim o atum desfeito grosseiramente com um garfo.
Mexa, deixe ferver mais 1 minuto, acerte a consistência final que deve ser de uma papa com molho ligeiramente cremoso, juntando mais um pouco de leite ou mais um pouco de leite com Maizena se quiser dar consistência. Faça a prova final quanto a sal e sirva rodeado de uma coroa de arroz que foi cozido em água a 4:1 com sal e Anis Estrelado e escorrido assim que cozido. Faça esta coroa em cada prato, de modo a ficar com o aspecto de um ovo estrelado gigante.

Notas:

Deixei aqui o caril de Atum mas, na verdade, podia ser de qualquer coisa, desde peixe, vitela em "srogonoff", frango também em tirinhas muito finas, vegetais como o Alho pôrro ou a Beringela ou Feijão verde, etc. Se usar peixe, carne de vitela ou de ave, adicione-a na altura do atum e mal levante fervura à volta, já está.
Para o porco, será melhor juntar a carne já bem cozinhada.

2 comentários:

colher-de-pau disse...

Isto parece-me muito bem. Pelo caril e pelo atum...
Mas o que me ficou foi a receita dos rojões, que eu adoro.
Ao ler a sua receita senti o cheiro do panelão ao lume, em casa da minha avó, onde os rojões fritavam durante horas, em lume brando... E vi-me a comê-los ainda quentes com pão caseiro...

anna disse...

Deve ser uma delicia este caril!
De atum nunca fiz, mas sou fã de caril, desde que não seja muito picante...