sexta-feira, 18 de abril de 2008

Doce de Abóbora (para comer com requeijão)

Na Serra da Estrêla, além do emblemático queijo, produz-se uma das maravilhas lácteas mais inimitável, o Requeijão de Ovelha, feito no seu máximo expoente na zona de Seia e S.Romão. E porque é verdadeiramente impossível de imitar será o ingrediente que terá de adquirir para experimentar esta delícia serrana que é a sua combinação com o Doce de Abóbora.

Ingredientes:

Abóbora com polpa cor de laranja
Sal
Açúcar

Preparação:

Coza a abóbora em cubos em água temperada com sal. Quando estiver bem cozida, vaze para um escorredor, dê-lhe muitos golpes com uma faca afiada, em todos os sentidos, mas sem esmagar e deixe a escorrer por 24 horas. Este escorrimento fará reduzir muito o volume do fruto e, ao mesmo tempo, poupar-lhe-á muita energia, tempo e risco de queimar o doce.
Pese a abóbora escorrida, junte igual peso de ãçúcar e leve ao lume, durante 15-20 minutos, mexendo amiúde, após o que a abóbora passou de laranja opaco a laranja translúcido e fica uma estrada ao passar a colher pelo fundo. Enfrasque muito quente, deixando um dedo de espaço entre o doce e a tampa e deite 3-4 gotas de vodka na superfície do doce antes de fechar, para prevenir bolores na conservação a longo prazo.
Ponha uma fatia de Requeijão de Seia ou de S.Romão sobre um pedaço de pão acabado de fazer e, por cima, uma colherinha deste doce e ... suba ao céu!

Notas:

O Doce de Abóbora fica com um sabor marcado a este fruto e, para comer com requeijão é assim que a combinação fica perfeita.
Para outros fins pode, no entanto, ser aromatizado com raspa de limão ou de laranja ou com pau de canela. Estes tempêros são adicionados quando introduz o açúcar.
Depois de feito, ao retirar do lume, pode ainda adicionar, e fica muito bem, nozes partidas, amêndoa cortada grosso, passas ou sultanas, etc.

6 comentários:

Marizé disse...

è sem duvida uma combinação perfeita: doce de abóbora e requeijão.

Bom fim de semana

Ana Prazeres disse...

Adoro requeijão com doce abóbora!

cupido disse...

O Requeijão de Seia com doce de abóbora é uma das minhas sobremesas preferidas (a primeira vez que comi requeijão como sobremesa foi há uns bons anos, em Manteigas e acompanhado com mel e nozes e que me deixou maravilhado).
Curiosamente ontem comprei um vinho muito interessante e, tendo algumas duvidas em relação à harmonização dei-me ao trabalho de ligar à Enóloga a pedir sugestões. Foi-me sugerido algo não muito doce, eventualmente com frutos e, curiosamente tinha-me lembrado de fazer exactamente esta sobremesa hoje para o jantar. Depois posto no blogue.

Um abraço

anna disse...

Comi requeijão com doce de abóbora em Lisboa no «Serra da Estrela» e adorei!

Suzana Parreira disse...

Sim, sim, sim! Doce de abóbora com requeijão é uma das tentações doces a que me permito. Adoro!

Fernanda disse...

Muito boa noite!
Sou uma leitora assídua do seu blog. Já tenho feito várias das suas receitas... A receita "o coelho à caçador" fi-la diversas vezes porque é simplesmente divinal! Acabei agora de confeccionar o doce de abóbora para comermos com o requeijão de S.Romão como recomenda - estas junção com um copo de vinho do Porto... termina-se o dia muito bem!
Muito obrigada!