terça-feira, 8 de abril de 2008

Favas Suadas de Azeite e Vinagre

Enquanto escrevia o post anterior lembrei-me do dia em que, ainda criança, vi por uma única e última vez, à porta da estação de combóios do Cais do Sodré, uma velhota a vender (e a apregoar) a Fava Rica! Foi durante muitos anos pequeno-almoço dos lisboetas dos bairros populares, que vinham à porta com um prato e levavam uma concha de favas fumegantes com o caldo em que tinham sido demolhadas e cozidas. Temperadas com azeite e vinagre e acompanhadas de sopas de pão, eram muitas vezes o prato que havia de durar até ao jantar.
Falava-se disto em minha casa quando se faziam as Favas Suadas, acompanhamento de peixe frito e que, curiosamente, era o modo mais consensual de comer favas, até do público infantil.


Ingredientes:

Favas descascadas
Sal
Azeite e Vinagre

Preparação:

Coza as favas em água e sal.
Quando estiverem bem cozidas mas ainda íntegras, vaze-as para um passador, forre o interior do tacho com um pano branco (pode ser um pano da loiça) com as quatro pontas a sair para fora, vaze de novo as favas escorridas para dentro do pano e cubra-as com as pontas, embrulhando-as.
Tape logo o tacho e ponha-o no forno que entretanto aqueceu até cerca de 100ºC.
Mantenha as favas assim no forno durante o tempo em que frita o peixe e sirva-as directamente do pano,à mesa, temperando no prato com azeite e vinagre.

4 comentários:

risonha disse...

muito bom... infelizmente a minha plantação de favas este ano não saíu grande coisa, na semana passada esteve vento forte de sueste e acabou por "queimar" as favas todas
mas ainda deu para comer alguma coisa.

anna disse...

Parece-me que só eu é que não sabia que as favas ficavam bem com o peixe frito.. lol!
Lá vou experimentar estas, pois depois de mais de 40 anos a odiar as ditas cujas, agora estou fâ. Será da idade?

Adriana disse...

Passear pelo seu blog com fome ,é se torturar...Receitas deliciosas,acho mesmo que esta conseguindo criar um museu da colinária.

Marizé disse...

Hoje gosto muito de favas, mas em criança até "tremia" quando as favas vinham para a mesa.