quinta-feira, 3 de abril de 2008

Massa com Frango e Farinheira

Este é o que chama um Prato de Resistência, uma "panela" das famílias, aqueles pratos que, entre outras coisas, faziam um frango chegar para seis, ou sete, ou oito, e ninguém notava a escassez, perdidos entre a volúpia de molhos e macarrões.
Ao comermos uma "bolonhesa" raramente nos lembramos que estamos perante uma parente pobre das tão portuguesas e ricas Massas Guisadas, talvez sem cheirinho a mangericão, é certo, mas com mil outros aromas e cozidas desde o princípio naquele molho que ajudam a apurar e que as impregna de sabor autêntico e inesquecível.


Ingredientes:

500g de Massa (macarronete, penne, esparguete, meada )
1 Frango em pedaços pequenos
1 Chouriço
1 Farinheira
1 tomate maduro e ácido (só no Verão)
4 dl de Polpa de Tomate
2-3 dentes de alho
50g de Banha ou 4 colheres de sopa de azeite
1 chávena de cenoura em rodelas finas
1 chávena de ervilhas
1 ramo de salsa
Sal e pimenta

Preparação:

Se está a confeccionar este prato no Verão e tem portanto o tomate maduro e ácido, pele-o, corte em cubinhos fazendo os sucos e sementes cair dentro do tacho e refogue-o um pouco em azeite ou banha antes de juntar a polpa de tomate e os restantes temperos.
Junte a cenoura, o frango e o chouriço às rodelas e acabe de refogar tudo junto. Adicione então o ramo de salsa e as ervilhas, cerca de um litro de água, tape e deixe ferver durante cerca de 10 minutos. Prove e rectifique os temperos e sal, se necessário, e junte então a massa. Após levantar fervura de novo, baixe o lume e ponha sobre a massa a farinheira, que deve ter sido previamente demolhada em água fria e furada várias vezes com um garfo de bicos afiados. Deixe cozer com o lume baixo.
Vá verificando o andar da cozedura, quer da massa quer da farinheira, acrescentando água quente aos poucos, se necessário. Quando a massa estiver cozida a seu gosto o molho deve estar escasso, não cobrindo a camada superior de massa.
Retire a farinheira e junte um copo de água fria que se destina a baixar a temperatura e evitar que o molho seque no tempo que decorra até chegar a cada prato.
Mexa e sirva logo. Ao servir deve fazê-lo de modo a não escorrer a massa, ficando cada prato com uma generosa dose de molho, essencial para permitir que cada um descubra o seu modo de comer este prato. Tenha pão disponível pois o molho é irresistível com as rodelas de farinheira.

Notas:

Os tomates de estufa são bons para uma salada que se queira fresca (e mais nada), sendo de reduzida utilidade culinária por falta de sabor e acidez. De Outubro a Junho mais vale usar polpa para cozinhar.
No Verão, o melhor tomate ácido é aquele baixo, bem maduro e cheio de bochechas,com sabor intenso.
Em relação à qualidade do chouriço, estamos conversados de outros posts.
Quanto à farinheira, deve escolher farinheiras do Norte e Beiras, até pode ser meio industrial, é preciso que seja farinheira para cozer, aquelas que têm muita pele vazia. No Sul, além de serem feitas com muito toucinho, são feitas para fritar e rebentarem na frigideira, pelo que não têm pele suficiente para a cozedura e normalmente rebentam.

4 comentários:

Marizé disse...

Massa com frango e ervilhas, ou com carne e grão, ainda é das coisas que de vez em quando peço á minha mãe para fazer.
Não me lembro de alguma vez ver a minha mãe juntar a farinheira, talvez por ela ser do Sul, e a explicação seja a que o Luis dá nas notas finais.

anna disse...

Vou juntar farineira na próxima massa com frango que fizer aqui em casa,,, o LPontes já conseguiu por-me pulgas atrás das orelhas.

risonha disse...

olá Luis.. excelente receita
respondendo às suas perguntas:
- a chávena que utlizo tem a capacidade de 200ml
- o queijo que usei foi um vulgar queijo de barra (tipo "Terra Nostra") que comprei um pedaço e ralei em casa
- com polvilho azedo também se fazem pães, bolos, biscoitos, etc.

edinha disse...

Gostei bastante desta receita.
Quanto ao seu comentário na minha receita eu vou publicá-lo porque acho que é uma boa sugestão e da proxima vez que fizer as salsichas vou experimentar :)