quarta-feira, 2 de abril de 2008

O Termómetro

Aparelhinho simples e barato, absolutamente indispensável numa actividade que, quase sempre, consiste em aplicar (ou retirar) calor aos alimentos, ou seja, cozinhar, o termómetro culinário é, por regra, o grande ausente nas cozinhas familiares.

É normalíssimo ver uma cozinha equipada com tudo o que há de melhor, desde o fogão aos robots de centenas de contos mas quanto a termómetro ... nicles! Isso de saber a temperatura do "ponto" ou o grau de cozedura no interior da peça da carne, vai-se fazendo a olho, a chamada "navegação à vista".

Um termómetro culinário de termopar e com mostrador digital, vale cerca de 10 Euros e um de espetar no cozinhado para temperatura interna, cerca de 5 Euros. E são, no dia a dia, amigos preciosos e, se quisermos ser exigentes, imprescindíveis.

7 comentários:

Elvira disse...

Tenho um. :-)

É verdade que é útil. Sobretudo para algumas caldas delicadas ou confitados de carne.

Marizé disse...

Sou uma "picuinhas" com os meus utensilios culinários.
Para além de termómetro de carne, tenho um para caldas e xaropes também.

risonha disse...

agora vem a "algarvia marafada" borrar a escrita toda...
não tenho nenhum... mas reconheço que por vezes me faz muita falta.

anna disse...

Estou como a Risonha e não sou «marafada» do Algarve: não tenho nenhum, aqueles de espetar na carne só me fazem lembrar filmes de terror - lol!
Acredito que um me ajudaria muito a conseguir pontos de açúcar...

claudia disse...

Pois...eu por acaso não tenho, mas depois de ler este post, confesso que devo comprar, é que dá memso muito jeito...

Eduardo Luz disse...

Eu tenho um. Não uso tanto como deveria mas pelo menos tenho.
E gostei bastante que publicou a história da culinária. São esta coisa que fazem com que nós, homens, tenhamos este chrame a mais por saber cozinhar !!

Unknown disse...

Vocês poderia me dizer uma loja (online) onde posso encontrar esse termômetro culinário? já andei em TODAs da minha cidade e eles não conhecem.luciafor@yahoo.com. Obrigada Lúcia